top of page
Buscar

A primeira consulta psicológica online: como funciona?

  • Foto do escritor: Flávia Lima
    Flávia Lima
  • 3 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Muito se fala sobre "fazer terapia", mas será que você sabe como funciona uma primeira consulta psicológica online?


Tem me chamado muito atenção o aumento pelo interesse em psicoterapia. Desde jovens até idosos, tenho percebido uma curiosidade sobre o funcionamento do processo e o interesse em cuidar das suas demandas emocionais. Pensando nisso, decidi escrever sobre o assunto com o objetivo de esclarecer as dúvidas e angústias.



Imagem ilustrativa de uma sessão online



Desde o primeiro contato até o dia da consulta


De maneira geral, o primeiro contato acontece pelo telefone ou Whatsapp. A pessoa interessada e a psicóloga conversam sobre horários, tempo de sessão e dúvidas que possam surgir. Vale lembrar que, caso a modalidade de atendimento seja online, a psicóloga disponibilizará um link para a sessão.

Certo! Consulta agendada, link enviado.


Chegou o horário e eu ainda não sei o que devo dizer.


Em primeiro lugar vamos suspender os "deverias". O espaço psicoterapêutico é pensado para que o cliente possa falar sobre as demandas que mais sente necessidade no momento. Não existe um certo ou um errado. Esse momento é seu e você pode definir quais assuntos deseja trazer. No geral, a psicóloga se apresenta e deixa o espaço aberto para que você possa falar.

As sessões duram 50 minutos e, nessa primeira consulta, é reservado um tempo ao final para compreender como foi sua experiência nesse primeiro momento. Caso haja o interesse em iniciar o processo, a psicóloga realizará orientações acerca do contrato psicológico. Nesse momento poderão falar sobre horários fixos, valores e formas de pagamento.


É importante ressaltar que nós, psicólogas, somos orientadas por um Código de Ética. Nesse documento é garantido que todas as questões trazidas pelo cliente e tudo que for conversado em sessão tem caráter sigiloso.

Lembre-se: não existe certo ou errado


Agora você já sabe como funciona uma primeira consulta com a psicóloga. Ainda assim, eu sempre gosto de reforçar que nada do que foi escrito é estático. Certas situações podem tornar esse primeiro contato diferente e não tem problema nenhum. O mais importante é você ter certeza de que haverá um sigilo e que o papel da psicóloga não é de realizar julgamentos pelo que será dito por você. A intenção é de, juntos, construírem uma relação segura.



 
 
bottom of page