Vivenciar a ansiedade é uma sensação natural e importante para o nosso organismo. Mas, quando em excesso, pode ser considerada uma doença.
Imagem de um tablet com a palavra "anxiety" (ansiedade).
É comum sentirmos ansiedade no nosso dia-a-dia. Quando temos uma prova decisiva, uma apresentação importante ou quando recebemos uma mensagem de alguém especial. Nesses casos é esperado sentir medo, o coração bater mais forte e as mãos suarem . Essas reações são importantes porque nos estimulam a entrar em ação e nos defender.
Por outro lado, a ansiedade pode passar a ser um transtorno quando essas reações se tornam desproporcionais, quando causam sofrimentos emocionais e prejudicam o cotidiano.
Abordarei a seguir 3 reações comuns de quem vivencia um transtorno de ansiedade:
Insegurança
É muito comum pessoas com ansiedade experimentarem momentos de insegurança. Na maioria das vezes, existe uma dificuldade de autovalorização pessoal e profissional. Em outras palavras, se torna difícil confiar no seu trabalho, nas coisas que você aprendeu e até mesmo naquilo que você domina. A insegurança toma parte da vida e dificulta um olhar confiante e gentil para si mesmo.
Esse sentimento pode gerar grande angústia, uma vez que dificulta o estabelecimento de novas relações e novos projetos.
Controle
Outra reação comum na ansiedade são as tentativas de controle e até mesmo autocontrole. São aqueles momentos em que você tenta tomar decisões pelos seus familiares, pelo seu parceiro e colegas de trabalho. O autocontrole, por sua vez, acontece quando você tenta prever seus sentimentos e reações à determinadas situações.
Toda essa movimentação requer grande energia e acaba se tornando exaustiva psicológica e fisicamente. Além disso, as tentativas de controle se caracterizam por momentos de grande rigidez emocional e impedem que a pessoa tenha relações espontâneas.
"Catastrofização"
Esse termo tem sido bastante utilizado e se refere aos momentos em que a pessoa se torna extremamente pessimista a uma determinada situação. A "catastrofização", aliada às tentativas de controle, buscam antecipar o futuro e prever resultados. Porém, essa reação se torna imensamente negativa. Alguns exemplos dessa reação são: "se eu não passar nessa prova nunca mais vou conseguir", "se meu chefe me chamar para conversar, com certeza perderei meu emprego".
É importante observar que, na maioria das vezes, não existem pensamentos positivos ou de outras possibilidades além das catástrofes.
Importante
Ainda que essas reações sejam comuns no transtorno de ansiedade, é importante ressaltar que cada pessoa vivencia o transtorno da sua maneira, podendo ter sentimentos diferentes a estes. É no processo de psicoterapia que entramos mais a fundo nos sentimentos e percepções de cada um, sempre considerando a pessoa e não a limitando ao seu diagnóstico.
Além disso, esse post não tem caráter diagnóstico. Caso você se identifique com essas reações e com os sintomas de um transtorno de ansiedade, consulte um profissional qualificado.